A análise PESTAL ajuda a trazer uma visão mais ampla das ameaças e oportunidades externas que a sua empresa estará exposta, fazendo você entender em que ambiente o seu negócio está inserido e criar a base de informações necessárias para planejar seu futuro.
Em um mundo competitivo e cheio de mudanças, tudo o que você não quer que aconteça é ficar a deriva no seu negócio, perdendo dinheiro e sem saber por onde aquela nova tecnologia (ou uma nova tendência) te deixou para trás.
Além disso, para a saúde de seu negócio é imprescindível que as suas decisões sejam feitas baseadas em dados e em informações! Você deve entender que quanto mais você estudar sobre as ameaças externas que podem afetar a competitividade do seu negócio, mais preparado você estará para tomar decisões mais assertivas.
Dessa maneira, fazer um estudo de mercado e uma análise do ambiente onde sua empresa está inserida é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Para realizá-la, é uma boa ideia não inventar moda e seguir técnicas e métodos já conhecidos e comprovados.
Neste artigo vamos estudar a fundo uma das ferramentas analíticas mais utilizadas para estudo de ambiente externo e como você vai aplicar no seu negócio de moda.
O que é Análise PESTAL?
Acrônimo de Política (P), Econômica (E), Social (S), Tecnológica (T), Ambiental (A) e Legal (L), a Análise PESTAL é utilizada para estudar e analisar as mudanças políticas, econômicas, socioculturais e tecnológicas, ambientais e jurídicas no ambiente de negócios.
Trabalhando com cada um de seus postos-chaves, ela dá um direcionamento na avaliação de estratégias e dos melhores caminhos a serem seguidos. Desta maneira, essa ferramenta é importante pois:
- Identifica oportunidades de crescimento e expansão de negócio;
- Pode antecipar possíveis ameaças que podem vir a afetar a empresa, como períodos de sazonalidade negativa de mercado, por exemplo;
- Funciona como um estudo de mercado afim de obter uma visão mais objetiva do ambiente em que sua empresa pretende em inserir-se, no caso de novas unidades de negócios e/ou categorias de produtos.
Quando e Por que Realizar a Análise PESTAL?
Você, que trabalha no mercado de moda, acha que é essencial saber quais são as tendências de moda e os pontos chaves das próximas coleções?
Sim! Então você já compreende a importância de uma análise PESTAL antes do desenvolvimento de uma nova coleção ou o lançamento de um novo produto.
Afinal assim como as pesquisas de moda traçam um panorama para uma maior assertividade nos produtos de uma determinada coleção, esse estudo possibilita uma melhor visualização do mercado para tomar decisões realmente efetivas no seu negócio. A partir das informações geradas pela realização do estudo, é possível montar e otimizar estratégias capazes de elevar o desempenho da empresa e, consequentemente, o lucro.
Identificação de Oportunidades
Visto que proporciona um mapeamento completo dos fatores externos, a análise PESTAL é uma excelente aliada na busca por novas oportunidades. Ao visualizar a empresa em um cenário mais macro, você poderá vislumbrar caminhos pouco explorados ou mercados com boa possibilidade de crescimento.
Por exemplo, entender como as mudanças no dólar ou a aprovação de uma nova legislação podem impactar no seu negócio podem fazer toda a diferença na decisão de comprar ou não um determinado tecido, ou mesmo trabalhar com um fornecedor de uma determinada região.
Então, ao aplicar maior foco no estudo desses diversos pontos que podem impactar o seu negócio, você pode se antecipar a tendências e inovações com o potencial de impactar o mercado em um futuro próximo. Em outras palavras, trata-se de uma excelente forma de adquirir vantagem competitiva.
Prevenção de Ameaças
Se as oportunidades precisam ser identificadas com antecedência para serem aproveitadas, as ameaças devem ser previstas e evitadas. A abrangência promovida pela análise PESTAL facilita a identificação, em todas as frentes, de situações que possam prejudicar os planos da empresa.
Mais uma vez, é necessário entender os fatores mais relevantes para suas operações e focar no seu desenvolvimento. Dessa forma, você pode se preparar com maior eficiência para realizar as mudanças necessárias para superar tais ameaças.
Um exemplo muito comum está relacionado a implementação do certificado ABVTEX para as grandes empresas varejistas. Desavisados foram pegos de surpresa na época, pois toda a cadeia de fornecimento começou a ser auditada em 2010 e diversos procedimentos foram modificados por causa disso. Quem realizou uma análise PESTAL, contudo, pôde se preparar com folga.
Como Fazer uma Análise PESTAL?
Agora que já você já entendeu o conceito e a importância de uma análise PESTAL bem feita é hora de lhe mostrar na prática como de fato aplicar esta ferramenta no cotidiano de sua empresa.
Para facilitar o preenchimento e desenvolvimento deste trabalho baixe nosso modelo, pois com ele você vai conseguir montar a sua matriz PESTAL e ter o arquivo pronto para impressão.
Liste Todos os Fatores
Para iniciar seu estudo, é preciso definir os fatores que serão trabalhados e, então, realizar um brainstorming com as ameças e as oportunidades para cada um deles. Para facilitar sua compreensão, vamos nos aprofundar em cada um dos elementos e citar perguntas que podem ser realizadas para enriquecer a análise. Continue lendo para conhecê-los!
Fatores Políticos
Nessa análise, você deve compreender quais tendências políticas e o posicionamento dos líderes que podem influenciar e gerar mudanças tanto no segmento que você atua quanto no dia-a-dia do seu público alvo.
Aqui estãotodos os fatores governamentais que podem influenciar o seu negócio, como novas políticas governamentais adotadas, eleições, mudança de governo, políticas de negociação e problemas políticos internos. Algumas questões podem ser levantadas previamente para se planejar contra estes fatores, como por exemplo:
- Quando será a próxima eleição municipal, estadual ou nacional? Quais são os prováveis vencedores das próximas eleições e como eles poderão influenciar o comércio?
- Existem fatores políticos que provavelmente mudarão? Como afetarão o negócio?
- Qual a atual situação política do país e de que forma essa situação pode influenciar no setor o qual o seu negócio está inserido?
Fatores Econômicos
Dentro da avaliação econômica, você vai entender os movimentos do mercado que podem ajudar ou atrapalhar seu negócio.
Variação na economia local, inflação, questões tributárias, juros, problemas sazonais, crescimento industrial e alterações nas taxas de exportação e importação são alguns exemplos de fatores econômicos que podem influenciar diretamente no ambiente empresarial, como possíveis reduções ou aumentos de custos de determinados produtos e variação do volume de vendas, dentre outras situações. Neste cenário, as perguntas que podem ser feitas para auxiliar no planejamento de sua empresa são as seguintes:
- Qual a atual situação da economia de sua região? Se encontra estagnada, em crescimento ou em queda?
- Qual a atual taxa de desemprego no mercado do seu público-alvo?
- As taxas de câmbio apresentam certa estabilidade ou apresentam variações?
- Será caro contratar mão de obra qualificada?
Fatores Sociais
Ao avaliar o cenário social, você vai olhar mais para as características humanas gerais da comunidade que seu negócio está inserido e que podem afetar seu desempenho.
São fatores que incluem diferentes aspectos demográficos e culturais da sociedade, tais como taxas de crescimento, mudanças de gerações e estilos de vida, tabus culturais, padrões de consumo e tabus culturais, dentre outros aspectos. Devem ser analisadas as seguintes questões:
- Como está o crescimento populacional e como este fator poderá influenciar no seu negócio?
- As vendas de seus produtos ou serviços poderão ser impactadas devido a uma mudança de gerações ou mesmo de hábitos de consumo?
- As tendências de consumo são diferentes se comparadas faixas etárias distintas?
- Existe alguma demanda sendo gerada pela situação social?
Fatores Tecnológicos
As grandes mudanças no mundo dos negócios neste século estão associadas à inovações tecnológicas de todos os gêneros. Por isso, ao analisar seu ambiente, é essencial estar por dentro das tendências que podem afetar o rumo da sua empresa. Afinal uma organização que não se atualiza corre o sério risco de ficar para trás.
Para analisar este item, algumas das perguntas incluem:
- Existem novas tecnologias que sua empresa poderia utilizar?
- As novas tecnologias podem afetar radicalmente seu trabalho e seu mercado?
- Seus concorrentes têm acesso às novas tecnologias que podem redefinir seus produtos?
- Existem outros fatores tecnológicos que sua empresa deve considerar?
Fatores Ambientais
Estão ligados a influência do meio ambiente no negócio e o impacto de aspectos ecológicos, como regulamentos ambientais, sustentabilidade, gestão de resíduos.
O mercado da moda tem muito a contribuir e a engajar com a questão de sustentabilidade, assim não deixe de se aprofundar e focar nessas questões, pois existem muitas ações acontecendo.
Sendo assim, confira algumas perguntas relacionadas a esse fator:
- Nossos clientes dão preferência aos produtos sustentáveis?
- Nossas operações afetam o meio ambiente de que maneira?
- É possível reduzir os danos causados à natureza?
Fatores Legais
Dentro da área jurídica é necessário estar ciente de qualquer alteração na legislação e o impacto que isso possa ter sobre as operações comerciais e financeiras, especialmente porque novas leis podem significar aumento de imposto, o que impacta no orçamento empresarial.
Exemplos de fatores a serem analisados aqui incluem legislação laboral, direito do consumidor, leis de segurança, regulamentação e restrições internacionais e comerciais.
- Existe alguma legislação pendente, ou mudanças de tributação, que podem afetar a empresa, seja positiva ou negativamente?
- Existe alguma mudança prevista para leis trabalhistas que podem afetar a empresa?
- Atendemos a todas as normas da lei do consumidor?
- Existe alguma mudança prevista nas regulações da indústria?
- Existem outros fatores legais que provavelmente mudarão? Como afetarão o negócio?
Conseguiu listar fatores em todas as áreas? Fique tranquilo, pois determinados fatores afetarão muito mais seu negócio do que outros!
Identifique as Oportunidades e Ameaças
Agora é o momento de avaliar, verificar quais são as reais ameaças e quais os fatores que podem representar oportunidades de crescimento do seu negócio e preencher a matriz PESTAL.
No modelo disponível aqui em nosso site, você poderá ver o passo a passo e associar os fatores levantados na análise acima com ações para maximizar as oportunidades de resultados e/ou minimizar as ameaças de mercado.
Fique atento pois caso alguns fatores avaliados não ofereçam oportunidades e/ou ameaças, eles devem ficar de fora da matriz, ao mesmo tempo que um mesmo fato pode gerar ameaças e oportunidades.
Conclusão
A análise PESTAL é uma ferramenta muito importante para ser usada no inicio de um novo projeto (coleção, produto ou mesmo a inclusão de uma nova categoria) e no momento de planejamento estratégico da marca.
Afinal, mais do que só listar o que está acontecendo no mundo segundo os fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais, é importantíssimo associar as ameaças e oportunidades a esses fatores e quais ações você deve fazer para maximizar o positivo e minimizar aquilo que pode prejudicar o seu negócio.
A pergunta é: o que eu posso fazer para potencializar esse fator a favor da empresa? Ou o que eu posso fazer para minimizar algo que vem do ambiente externo? Como posso estar mais preparado?
É importante você entender que esse é o primeiro passo, que terá muito trabalho pela frente mas é uma oportunidade única de alavancar o seu negócio. Pense como uma virada do seu negócio e esteja preparado para todo o sucesso de sua jornada!
Conte conosco sempre pois nosso propósito é te ajudar a conquistar o sucesso no mercado de moda! E fique atenta pois temos uma área de materiais gratuitos dedicada a você que está no mercado de moda.
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