Ficar de olho na concorrência é uma estratégia fundamental para o crescimento do seu negócio. Através de uma boa análise de mercado é possível aprender com seus concorrentes, inovar e agir de forma planejada.
Seja para você que está começando um novo negócio ou para você que já tem uma marca consolidada, conhecer seus competidores é algo fundamental no mercado de moda. A análise da concorrência é uma prática comum e parece receita caseira para gripe, porque cada pessoa tem uma diferente para passar, mas o que vai definir o quão boa é sua pesquisa, é sua efetividade de transformar informações em resultados a seu favor.
Tenho certeza que você provavelmente já entrou no site ou no Facebook de algum concorrente seu para ver o que ele está fazendo. No entanto, é preciso ir além e fazer uma análise sistemática e estratégica.
Neste artigo vamos estudar a fundo como analisar seus concorrentes de maneira efetiva e aplicar todo esse conhecimento no seu negócio de moda.
Por que fazer uma Análise da Concorrência?
Existe uma série de benefícios que seu negócio vai obter ao fazer uma pesquisa de concorrência, como:
- Compreender o mercado e seu posicionamento dentro dele;
- Segmentar os clientes de maneira mais efetiva;
- Perceber como o clima econômico pode afetar o seu mercado;
- Compreender o que os concorrentes estão oferecendo e suas ações estratégicas;
- Fazer um acompanhamento nos preços dos concorrentes;
- Determinar ofertas em mercados auxiliares;
- Encontrar novos clientes, concorrentes e mercados potenciais.
Afinal tendo uma visão do cenário competitivo, você poderá acompanhar tendências e estar mais preparado para atuar em seu mercado.
O que pode ser avaliado em uma pesquisa de concorrência no varejo de moda?
Você pode avaliar quase tudo que envolve os seus concorrentes, mas é importante ter foco e definir os principais pontos de análise, pensando sempre qual o seu ganho ao saber determinado ponto. Veja os principais:
Serviços oferecidos
Acompanhar os serviços dos concorrentes pode ser uma importante fonte de inovação — afinal, há sempre novidades que podem ser implementadas em sua companhia. Então, é interessante ficar atento aos serviços de entrega e ponto de vendas, atendimento ao cliente e todos os outros que sejam relevantes para atrair e fidelizar os consumidores.
Mix de produtos
Para você que trabalha no mercado de moda, conhecer o mix de produtos do seu concorrente é fundamental, pois é desta maneira que você vai conseguir entender a estratégia de coleções e as mudanças feitas ao longo do tempo.
Faça a contagem de modelos por categoria de produtos e monitore essa participação entre as categorias periodicamente, assim você saberá quando o mix estiver desequilibrado.
Preço dos concorrentes
Faça uma tabela com os preços dos principais itens e monitore os preços dos produtos similares da concorrência semanalmente.
Ao acompanhar os preços oferecidos pelos concorrentes, é possível precificar seus produtos e serviços de forma estratégica, aumentando assim suas chances de fechar novas vendas.
Sites e redes sociais
Entender a presença digital da marca concorrente também é muito importante. Avalie o site e a forma como as informações e produtos estão sendo apresentados ali. A linguagem é mais jovem e coloquial ou formal?
Descubra todas as redes sociais que a marca está presente e identifique a forma de se comunicar em cada uma, o número de seguidores, o tipo e a frequência das postagens e o engajamento do público com os posts.
Como fazer uma análise da concorrência
Existem diferentes formas e métodos para você analisar sua concorrência, por isso, vamos apresentar uma metodologia que você poderá implementar hoje mesmo no seu negócio:
Passo 1: Defina seus concorrentes
Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para analisar a concorrência é definir quem são seus concorrentes. E isso não necessariamente é uma tarefa simples.
Primeiramente, identifique os seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles que possuem produtos iguais aos seus e que disputam o mesmo mercado que a sua marca. Em seguida, defina os seus concorrentes indiretos, que são aqueles que oferecem produtos semelhantes aos seus, ou que satisfazem a mesma necessidade ou desejo que o seu. Os concorrentes indiretos disputam o mesmo perfil de consumidor que você.
Ao definir os seus concorrentes diretos ou indiretos, é importante buscar identificar quais aqueles que competem de forma mais acirrada com o seu negócio. Podem ser empresas que estão localizadas geograficamente mais próximas ou que praticam estratégias de comunicação semelhantes à sua.
Por exemplo: imagine que você tem uma loja plus size feminina. Teoricamente, todas as outras lojas plus sizes femininas da cidade são seus concorrentes diretos. Mas aquelas localizadas no mesmo bairro certamente apresentam uma competitividade maior com a sua. Além disso, uma rede de lojas de departamento na mesma rua pode apresentar uma ameaça maior do que muitas outras lojas plus sizes no bairro.
Com esse exemplo, fica claro entender que a definição dos concorrentes nem sempre é simples. Mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças. Após analisar uma lista e definir 3 competidores diretos, vamos à análise da concorrência propriamente dita.
Passo 2: Observe e anote tudo sobre seus concorrentes
Tenha em mente que o objetivo da análise da concorrência é encontrar informações, dados e indicadores que apontem o que a empresa está fazendo para se destacar no mercado, como ela se comunica com seu público-alvo, como ela divulga seus produtos e que tipos de resultados ela está tendo.
Assim, eleja pelo menos 3 concorrentes e anote todas as informações sobre os pontos definidos a ser avaliados.
Não se esqueça de registrar com muitas fotos ( ou prints de tela, no caso de pesquisas online), pois desta maneira, você conseguirá passar as informações de maneira objetiva e clara para outras pessoas que não estavam com você durante a pesquisa.
Passo 3: Armazene as informações de forma clara
Não adianta ter coletado todas as informações se não for para armazená-las de forma clara e de fácil acesso para sua equipe de Marketing e de Criação e Desenvolvimento de Produto.
Faça um resumo do que foi visto de uma forma mais ampla, descrevendo comportamento, cartela de cores e a ambientação da coleção e depois aprofunde nas informações ( anexando as fotos) de todos os itens avaliados.
Separe um momento para tirar uma conclusão a respeito do que foi visto e analisado.
Passo 4: Transforme sua pesquisa em ação para o seu negócio
Tudo isso deve ter um único objetivo: otimizar os produtos/serviços da sua empresa e, com isso, torná-la mais competitiva. Assim, após avaliar seus concorrentes, busque aprender com eles e implementar as melhores práticas em seu negócio.
Reúna a equipe e defina se as ações vistas na concorrência fazem sentido em relação a sua estratégia e deverão ser implementadas. Se sim, quando e por quem.
Tenha um cronograma de implementação dessas ações e metas realistas para execução.
Não se esqueça que não agir no momento e continuar monitorando aquela determinada atitude do concorrente também é uma ação e exige um monitoramento contínuo. Não vale deixar para lá!
Passo 5: Repita o processo de maneira periódica e estratégica
É importante realizar uma pesquisa de concorrência de forma contínua, pois dessa maneira você conseguirá se aprofundar cada vez mais sobre os pontos fortes e fracos de seus concorrentes.
Frequência e consistência são as palavras chave.
Transforme isso em um processo periódico em sua empresa e valorize o trabalho de pesquisa em campo, pois muitas vezes, as pessoas deixam de fazer esse trabalho por estarem “atoladas de serviço”, porém ao ficar no escritório ou mesmo na loja sem entender o que está acontecendo, você pode estar deixando seu concorrente passar na sua frente.
Outros tipos de pesquisa de mercado
Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado que podem complementar a sua análise da concorrência. As pesquisas de imagem de marca, por exemplo, servem para que você entenda como os clientes enxergam sua marca. Você também pode testar a imagem de marca dos seus concorrentes para saber quais atributos e características os consumidores associam àquela marca.
Além disso, a pesquisa de satisfação pode complementar os resultados, com dados interessantes sobre os seus clientes. Eles estão satisfeitos? Voltariam a comprar seu produto? Ao mesclar esses resultados com os diferenciais da sua concorrência, você pode encontrar excelentes oportunidades para crescer e aumentar suas vendas.
Conclusão
Por tudo isso, compreender a concorrência é crucial para você, empresária ou executiva do mercado de moda, pois ao investir até seu tempo nisso, sua empresa, seja de qualquer tamanho, poderá desenvolver uma estrutura para fazer avaliações competitivas, reunir informações sobre os rivais dos negócios e entender como posicionar suas próprias marcas, produtos e empresas no mercado. Não só você consegue aprender as melhores práticas dos concorrentes, mas também pode aprender a evitar os erros cometidos.
Acompanhar quem são seus concorrentes, o que as pessoas estão falando sobre eles e o que eles estão dizendo para si mesmos podem ajudá-lo a diferenciar seu negócio e manter-se à frente de tendências que possam afetar seu negócio.
Permanecer inteligente no cenário competitivo ajuda você a tomar decisões muito práticas em torno do desenvolvimento de produtos, preços, promoções, mensagens, bem como onde você se enquadra na paisagem da marca.
Conte conosco sempre pois nosso propósito é te ajudar a conquistar o sucesso no mercado de moda!
E fique atento pois temos uma área de materiais gratuitos dedicada a você que está no mercado de moda.