O Google Alerts (ou Alerta do Google) é uma opção gratuita e que tem a função de detectar conteúdos relacionados a termos ou frases definidos por você.
Isso permite a você acompanhar os assuntos que mais interessam, monitorando de forma simples e eficiente os conteúdos publicados pela concorrência e o que falam da sua empresa.
De acordo com o site Statistic Brain o número de páginas indexadas pelo Google em 2014 era de 30 bilhões, ou seja fica humanamente impossível acompanhar tudo o que acontece por lá.
Por isso, ainda que você possa aprender algumas técnicas avançadas para refinar sua pesquisa, pode ser muito trabalhoso vasculhar todos os resultados até encontrar o que deseja. Foi por isso que o próprio Google, em 2003, desenvolveu o Google Alerts, uma ferramenta gratuita que envia e-mails quando encontra novos resultados sobre termos para os quais você se inscreve.
Mas como exatamente você consegue acompanhar o que falam sobre a sua marca ou até mesmo sobre a concorrência? Leia o artigo abaixo, saiba qual a importância dessa ferramenta para o seu plano de marketing e como utilizá-la da melhor forma possível em seu negócio de moda.
O que é o Google Alerts e para que ele serve?
O Google Alerts é um serviço gratuito do próprio Google que permite monitorar os conteúdos relacionados a uma palavra-chave ou termo definido por você.
Dentro desses conteúdos estão: páginas da web, notícias, posts de blog, vídeos, entre outros. Assim, sempre que o termo for mencionado na internet, você receberá um alerta em seu e-mail.
Essa ferramenta é bastante utilizada por assessorias de imprensa e agências de publicidade para acompanhar menções à clientes e marcas, mas pode ser usada em sua estratégia de negócios, já que o Google Alerts ajuda a ficar de olho em tudo o que está sendo dito sobre uma determinada marca ou produto, permitindo também acompanhar menções aos concorrentes, captar tendências do seu segmento e até ter ideias de temas para conteúdos e materiais ricos.
Como o Google Alerts funciona?
É muito simples! Ao acessar a plataforma, você pode escolher um termo para ser acompanhado pelo serviço, pode ser o nome da sua marca ou uma palavra importante para o seu mercado, como “Plus Size” por exemplo.
Assim, sempre que alguma notícia, post de blog, vídeo, estudo científico ou outro tipo de conteúdo que contenha esse termo for publicado, você receberá por e-mail uma notificação.
Ou seja, o Alertas do Google simplesmente vai buscar as principais novidades sobre os temas definidos por você e enviar para o seu email tudo o que você precisa saber.
Como é possível customizar as preferências da ferramenta, ele vai funcionar da forma que melhor se encaixa na sua rotina de trabalho, tornando-se assim um recurso bastante útil para você que trabalha no mercado de moda e precisa ficar de olho nas principais tendências.
Como criar um Alerta do Google
Para te ajudar a criar um alerta no Google, segue abaixo um passo a passo com o que você precisa fazer para ficar bem informado sobre o seu mercado e a concorrência. Confira!
Primeiro, acesse a página do serviço (https://www.google.com/alerts) e fazer login com sua conta do Google. Você verá a seguinte tela:
Detalhando as opções disponíveis nessa página inicial, a primeira seção é a de “Meus alertas”, na qual você pode editar os alertas criados, se já tiver algum, definindo o horário em que deseja recebê-los na por e-mail.
Clicando no ícone de engrenagem, você pode escolher se receberá os alertas sempre em um horário específico ou em uma mensagem única e com frequência programada por meio da opção “Digest”.
A segunda divisão, “Eu na web”, sugere que você crie um alerta com seu próprio nome ou email já cadastrados. Isso pode ser feito clicando no “+”.
Por fim, as “Sugestões de alertas” dão ideias de empresas, artistas, filmes e outros temas que são tendência na atualidade e sobre os quais você pode criar um alerta também com um clique.
Para criar um novo alerta, basta digitar a palavra-chave ou termo desejado no campo de busca da parte superior da tela.
Se você quiser resultados mais precisos, procure digitar o termo entre aspas, assim como na pesquisa avançada do Google.
Ao fazer isso, você pode clicar em “Mostrar opções” e configurar seus alertas, definindo:
- Frequência com que deseja recebê-los: quando disponível, no máximo uma vez por dia ou no máximo uma vez por semana;
- Fontes: alertas provenientes de notícias, blogs, web, vídeos, dentre outros;
Idioma; - Região: país em que o conteúdo foi publicado;
- Quantos: “somente os melhores resultados” ou “ver todos”;
- Enviar para: endereço de e-mail que receberá os avisos.
A ferramenta também mostra uma pré-visualização dos últimos resultados para o seu termo que foram indexados pelo Google.
Feito isso, é só clicar em “Criar alerta” e pronto, está feito!
Saiba Como usar o Google Alerts na Estratégia do seu Negócio de Moda
Entender o que está acontecendo no mercado e as tendências para o futuro são requisitos fundamentais para quem trabalha com Moda, assim abaixo você conhecerá algumas aplicações do Alertas do Google e como ele pode ajudar seu negócio a vender mais.
1. Monitorar o que o público fala sobre sua marca
Uma das funções mais importantes do Google Alerts é a possibilidade de de definir alarmes com o nome de sua marca, a URL de seu site ou o nome de seus produtos e serviços.
Dessa maneira, você consegue ficar por dentro de tudo o que os clientes estão falando sobre seu negócio, seja coisas boas ou ruins.
Esse recurso permite a você se antecipar a crises e responder rapidamente a possíveis reclamações. Assim, você consegue preservar a reputação de seu negócio e resolver os problemas dos clientes
E não é só isso. Esses comentários e menções também funcionam como insights valiosos sobre pontos em que a empresa pode melhorar.
2. Obter ideias de posts e materiais ricos
Com o Google Alerts, você consegue descobrir o que as pessoas estão falando sobre diversos assuntos, inclusive em outros idiomas e países.
Assim, você pode detectar tendências e ter ideias de pauta para produzir posts para o seu blog ou até para conteúdos mais extensos, como e-books.
3. Produzir conteúdos para mídias sociais
Se você ainda não produz muito conteúdo e atualiza suas redes sociais com textos, por exemplo, que outros veículos publicam sobre assuntos relacionados ao seu negócio, o Google Alerts pode ajudá-lo a encontrar novidades que valha a pena compartilhar com seus seguidores, facilitando sua curadoria
Dessa maneira, sua marca será a primeira a falar sobre o tema.
4. Analisar a concorrência
Hoje em dia, não basta cuidar apenas da própria marca. Para ganhar destaque no mercado online, é muito importante ficar de olho nos concorrentes. E o Alertas do Google é um grande aliado nessa tarefa.
Ao criar um alerta com o nome de uma marca ou produto concorrente, você poderá acompanhar tudo o que ele publica, além de saber o que o público está falando sobre ele.
Essa tática é muito boa para entender como as outras empresas conquistam a atenção do público e as estratégias que garantem os melhores resultados.
5. Atrair mais visitantes para os canais da marca
O maior objetivo de quem começa a aplicar uma estratégia de marketing digital é gerar mais visitantes para um blog ou visualizações para um vídeo. E, claro, converter esses visitantes em clientes!
A melhor maneira de fazer isso é publicar conteúdos que chamem a atenção dos usuários e que respondam suas dúvidas e problemas.
E como Google Alerts, você consegue acompanhar em tempo real quais os temas mais pesquisados pelo seu público e oferecer conteúdos que respondam a essas necessidades.
Quanto mais relevantes e populares forem os temas que você abordar, mais fácil será atrair usuários para seus canais.
Conclusão
Como você pode ver, o Google Alerts é um recurso gratuito, simples de configurar e de usar. Então não deixe de colocar as dicas deste artigo em prática e comece agora a usar o Google Alerts em sua estratégia de negócios.
Dê esse primeiro passo, afinal com certeza você terá trabalho mas é uma oportunidade única de alavancar a sua empresa. Pense nisso como um ponto de virada e esteja preparada para todo o sucesso de sua jornada!
Conte conosco sempre pois nosso propósito é te ajudar a conquistar o sucesso no mercado de moda!
E fique atenta pois temos uma área de materiais gratuitos dedicada a você que está no mercado de moda.