CabecalhoArtigoSWOT-min

O que é Análise SWOT ( FOFA ) e Como Elaborar de Maneira Efetiva para o seu Negócio de Moda

Uma das ferramentas de planejamento estratégico mais conhecidas, a análise SWOT é usada para analisar cenários e proporciona um diagnóstico completo da situação da sua empresa e dos ambientes (macro e microambiente) que estão no seu entorno, ajudando você a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

Antes de escolher uma viagem, de comprar um carro novo ou de se matricular naquele curso tão sonhado, você com certeza pensou muito sobre quais seriam seus objetivos, avaliou sua situação atual de vida (e de dinheiro), reuniu informações sobre as escolhas e listou os os prós e contras para tomar uma decisão.

Ao fazer isso, você está adotando a lógica da análise SWOT, que tem o propósito de auxiliar na tomada de decisões. A diferença é que a análise é feita sobre um ambiente de negócios e existe uma metodologia para ajudar a organizar as ideias.

Criada na década de 60 na Universidade de Stanford, a SWOT não demorou para que se espalhasse pelas principais corporações no mundo.

Neste artigo vamos estudar a fundo uma das ferramentas analíticas mais utilizadas no mercado e como você vai aplicar no seu negócio de moda.

O que é análise SWOT (FOFA)?

A sigla SWOT é acrônimo de Strengths (Forças, em português), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), por isso essa ferramenta também é conhecida como Análise FOFA aqui no Brasil.

Ela é uma das ferramentas mais simples e ao mesmo tempo úteis que você pode ter ao seu dispor para entender o ambiente em que sua empresa está inserido e criar a base de informações necessárias para planejar o futuro do seu negócio ou mesmo de uma nova coleção.

A partir da análise SWOT, você conseguirá um direcionamento muito maior e mais preciso para planejar as tomadas de decisões em sua empresa e conseguirá identificar com muito mais clareza os aspectos positivos e negativos que influenciam o seu negócio.

Portanto, a elaboração da análise SWOT tende a reduzir erros na realização de ações estratégicas e pode ser útil para a sua empresa das mais variadas maneiras, pois:

  • Possibilita um estudo aprofundado da situação interna e dos aspectos externos que podem ameaçar o crescimento da empresa;
  • Permite uma análise criteriosa da concorrência;
  • Indica possíveis ações a serem tomadas.

Ela pode facilmente ser aplicada por negócios de qualquer tamanho devido a sua grande facilidade e praticidade de aplicação, assim não se questione se você está apenas começando ou se você é pequeno! Use essa metodologia ao iniciar o desenvolvimento de uma nova coleção ou mesmo o lançamento de um novo produto ou categoria.


Entendendo os conceitos da Matriz FOFA

Essa, sem dúvidas, é uma das ferramentas mais populares, então provavelmente você já sente que está cansado de ouvir falar sobre esse assunto.

Mas você sabe mesmo como funciona essa metodologia?

A identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização, e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta é a base de tudo.

Desta maneira, uma identificação assertiva dos fatores são fundamentais no processo de seu planejamento estratégico. Assim, você deve dividir a análise SWOT de sua empresa em duas partes:

  1. Ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e as fraquezas de sua empresa;
  1. Análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades do mercado.

Lembre-se! As análises de ameaças e oportunidades são feitas através da análise PESTAL!

Temos um artigo aqui no blog falando sobre esse assunto (Clique aqui para acessá-lo), além de materiais gratuitos que disponibilizados para você se aprofundar no assunto.

Ambiente Interno

Quando você for fazer a análise de ambiente interno, é importante entender que estamos falando aqui de fatores internos e gerenciáveis do seu negócio. Ou seja, são fatores os quais você tem controle! A solução deles estão em suas mãos! Assim, uma vez que sua empresa conheça quais são suas forças, ela pode trabalhar para manter e tornar estes pontos mais fortes e cada dia. E conhecendo as fraquezas, pode tomar as ações necessárias para corrigi-las ou evita-las.

Vale reforçar que nesses dois pontos ( Forças e Fraquezas ) estão todas aquelas questões sobre as quais você pode agir. Tudo o que é de domínio da organização de certa forma, assim fazem parte do ambiente interno:

  • Sua carteira de clientes e fornecedores;
  • A cultura organizacional da sua empresa;
  • Todos os seus colaboradores ( próprios e terceirizados);
  • Equipamentos e tecnologias;
  • Os processos empresariais do seu negócio;
  • Suas filiais;
  • Os investimentos;
  • Frotas;
  • Políticas, contratos, ativos físicos e digitais.

Ambiente Externo

Envolve tudo aquilo que não está nas mãos da sua empresa. Logo, as coisas sobre as quais você não tem nenhum tipo de controle. São exemplos de fatores externos:

  • Questões climáticas, desastres naturais;
  • Variação cambial;
  • Taxas e juros de mercado;
  • Crises econômicas, eleições, leis, normas, políticas;
  • Embargos;
  • Guerras e conflitos.

Como você não tem controle nenhum sobre esse ambiente, cabe estudá-lo da melhor maneira possível para poder se preparar dos eventuais imprevistos do mercado.

Por isso, mais uma vez, recomendamos a leitura do artigo:

O que é Análise PESTAL e Saiba como Fazer uma Análise Estratégica do seu Negócio de Moda

Dessa maneira, você vai conseguir fazer uma análise externa de sucesso.


Os 4 quadrantes da Matriz SWOT

Não há como fazer análise SWOT de uma empresa sem mergulhar a fundo nas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. Assim, abaixo vamos estudar cada um dos quadrantes de sua análise:

Os 4 quadrantes da Análise SWOT (FOFA)

Forças

Você já parou para pensar no que sua empresa realmente é boa?

Aqui é o momento de pontuar tudo aquilo em que você realmente se destaca positivamente e, como consequência, quais as vantagens que sua empresa tem sobre a concorrência. Para conseguir defini-las de forma precisa, pense nos seguintes tópicos:

  • Liste seus melhores desempenhos! Quais os produtos que se destacaram?
  • Qual é a sua maior vantagem competitiva?
  • Qual é o nível de engajamento dos clientes?

As repostas devem sempre levar em conta a vantagem que proporcionam sobre a concorrência. Quanto melhor posicionar sua empresa, mais importante essa característica deve ser considerada.

Atenção! Considere nesse momento as análises numéricas de desempenho que você fez durante as coleções passadas.

Fraquezas

Como o próprio nome já sugere, as fraquezas são as características de sua empresa em que você fica desfavorecido em relação à concorrência. São aquelas aptidões que interferem ou mesmo prejudicam o desenvolvimento dos negócios.

São os pontos fracos internos. Elas podem ser encontradas com o auxílio das perguntas abaixo:

  • Quais categorias ou produtos foram meus piores desempenhos?
  • O que está me atrapalhando de conquistar o sucesso e que eu tenha condições de resolver? 
  • Tenho uma mão-de-obra capacitada?
  • Existem lacunas de treinamento?
  • Por que a concorrência é escolhida?
  • Por que meu engajamento não funciona?

Observe e analise as fraquezas de forma isolada para perceber com maior facilidade quais são os fatores responsáveis por elas.

Desta forma, pode-se encontrar medidas que as minimizem e as corrijam.

Lembre-se: não adianta se enganar! Sinceridade é fundamental, então deixe o ego de lado, afinal, apenas assumindo uma falha é possível consertá-la.

Oportunidades

São as características que influenciam uma empresa positivamente. Elas dependem de fatores externos e, por isso, não as controlamos.

Além disso, as oportunidades podem acontecer de diferentes formas, como mudanças político-econômicas e ampliação do crédito ao consumidor. 

Ameças

As ameaças são eventos com uma influência negativa sobre o empreendimento e, do mesmo modo que as oportunidades, dependem de fatores externos. Elas devem ser tratadas com muito cuidado porque podem prejudicar tanto o planejamento estratégico, quanto também os resultados de forma mais direta.

Tanto as oportunidades quanto as ameaças podem ( e devem ) ser selecionadas da análise PESTAL feita por você anteriormente.


Matriz SWOT: Como Fazer essa Análise Passo a Passo

Agora é a hora então de aplicar a análise SWOT no seu negócio, passo a passo:

Passo 1 : Faça um Brainstorm com a Equipe;
Passo 2 : Analise os Fatores Internos e Externos;
Passo 3 : Monte a Matriz;
Passo 4 : Transforme a Análise SWOT em Estratégia.

Vale ressaltar que é importante ter uma premissa em mente: seja realista.

Não adianta levantar dados do seu negócio que não sejam reais, pois isso só irá mascarar os resultados da análise e será uma perda de tempo! Assim abra sua mente e seja franco e realista em todos os momentos.

Para facilitar o preenchimento e desenvolvimento deste trabalho baixe nosso modelo, pois com ele, você vai conseguir montar a sua matriz SWOT e ter o arquivo pronto para impressão.

Agora, vamos detalhar cada um desses passos para você entender direitinho o que fazer.

Passo 1. Faça um Brainstorm com a Equipe

É importante ressaltar que a intenção é que a análise seja ágil. Neste momento, você não precisa se preocupar tanto com os dados, como se estivesse fazendo um trabalho acadêmico. Aqui valem mais as percepções de quem vive o dia a dia do negócio, pois no próximo passo você se aprofundará nas informações.

Assim, o primeiro passo da análise FOFA é reunir a equipe envolvida no na coleção ( Equipes de compras – estilo, planejamento e produto e vendas ) para discutir os pontos e levantar informações. Nesse momento, adote o brainstorming: deixe a conversa livre para surgirem várias ideias e percepções.

Mais adiante, na hora de montar a matriz, você pode resumir as informações coletadas.

Passo 2. Analise os Fatores Internos e Externos

Na prática, agora é a hora de preencher os  quadrantes e listar em cada um deles:

  • As características do negócio que o fortalecem, que são suas principais vantagens competitivas;
  • As fragilidades do negócio, ou seja, suas desvantagens e pontos fracos;
  • Os aspectos externos positivos que se usam das forças da empresa para gerar oportunidades de melhoria;
  • Os aspectos externos que representam riscos para a companhia.

Neste momento, ter os relatórios de desempenho das coleções passadas te ajudarão a identificar pontos fortes e fracos.

Feito a lista, releia tudo o que você escreveu e comece a numerar por ordem de possível impacto no seu negócio, quais são os fatos com maior sinergia no seu negócio.

Passo 3. Monte a Matriz

Agora é hora de passar a limpo toda a lista que você escreveu.

Ao montar a matriz é preciso ter objetividade para proporcionar uma visualização rápida de todas as informações que você precisa. Assim aproveite os itens que você enumerou por ordem de importância e impacto no seu negócio e comece a montá-la.

Preencha a matriz conforme o modelo disponibilizado no nosso site (Clique aqui para acessá-lo), pois assim, é possível visualizar claramente o que você precisa analisar e fazer cruzamentos entre as informações para transformá-las em estratégias.

Passo 4. Transforme a Análise SWOT em Estratégia

Agora chegou a hora de traçar as estratégias da sua coleção, ou lançamento, a partir das informações coletadas para a análise SWOT, e elas devem mirar nos seguintes objetivos:

  • Forças devem ser potencializadas;
  • Fraquezas devem ser controladas ou corrigidas;
  • Oportunidades devem ser aproveitadas;
  • Ameaças devem ser minimizadas.

Vá além da análise individual dos quadrantes! Já que você montou uma matriz, aproveite esse modo de visualização para cruzar as análises e responda as seguintes questões:

Forças + Oportunidades: quais pontos fortes da empresa podem ser potencializados para maximizar as oportunidades identificadas?
Forças + Ameaças: quais pontos fortes da empresa podem ser potencializados para minimizar o impacto das ameaças?
Fraquezas + Oportunidades: quais pontos fracos podem ser corrigidos para aproveitar as oportunidades levantadas?
Fraquezas + Ameaças: quais pontos fracos podem ser corrigidos para minimizar o efeito das ameaças?

Com essas informações em mente, transponha para uma planilha as ações oriundas de cada uma das análises feitas, pois elas nortearão as atitudes a serem tomadas para alavancar os seus resultados.


Conclusão

A análise SWOT permite desenvolver uma atuação mais segura diante do desafio de mercado cada vez mais exigente e competitivo. Por isso, não questione se só por você ter uma empresa pequena, ou estar apenas começando. Pelo contrário, utilize-a o mais cedo possível e pode ter certeza que isso fortalecerá a sua marca frente à concorrência. 

É importante você entender que esse é o primeiro passo, que terá muito trabalho pela frente mas é uma oportunidade única de alavancar o seu negócio. Pense como uma virada do seu negócio e esteja preparado para todo o sucesso de sua jornada!

Conte conosco sempre pois nosso propósito é te ajudar a conquistar o sucesso no mercado de moda! 

E fique atento pois temos uma área de materiais gratuitos dedicada a você que está no mercado de moda.

One Response