O sucesso da sua empresa passa pela consistência na entrega, qualidade e outros fatores ligados diretamente a sua cadeia de fornecimento, por isso a relação da compradora de moda, seja como funcionária de uma empresa, empreendedora ou dona do seu próprio negócio, com seus fornecedores tem função vital para uma marca de moda.
É fundamental para você ter uma rede de fornecedores que ofereçam produtos e serviços que atendam às suas necessidades para o desenvolvimento de sua coleção.
Se você percebe que na sua empresa há situações que necessitam de melhorias confira esse artigo. Nele, vamos mostrar a importância da gestão de fornecedores e o que você deve fazer para obter o melhor de cada parceria empresarial deste tipo em seu negócio de moda.
Gestão de fornecedores: qual a importância?
A cadeia produtiva de moda é ampla, formada por diversos tipos de empresas que fabricam produtos e prestam serviços. Elas possuem diferentes portes e cada fornecedor desempenha uma atividade específica dentro dessa grande cadeia de suprimentos, conhecida como supply chain.
A figura a seguir mostra a organização da cadeia produtiva de moda:
Antigamente, o gerenciamento da cadeia de suprimentos era uma atividade de segundo plano e pouco profissionalizada nas empresas, com uma cultura de favorecimento pessoal e troca de favores muito presente na relação entre compradores e seus fornecedores. No entanto, o cenário se modificou e atualmente esta é uma ação estratégica, principalmente nas médias e grandes organizações.
Essa mudança ocorreu porque as empresas perceberam que podem obter os melhores produtos e serviços do mercado com uma boa relação de custo x benefício fazendo uma gestão de fornecedores assertiva. Assim essa gestão ganhou um papel de extrema importância para o resultado financeiro da empresa através da conquista da melhoria da qualidade e da competitividade do seu produto final.
Como Deve ser Feita a Gestão de Fornecedores?
Vale ressaltar que dentro do negócio de moda, nenhuma ação é feita sem o auxílio de outra, dessa maneira a gestão de fornecedores deve vir junto com um bom planejamento de compras. Esse planejamento deve levar em consideração as categorias e linhas de produtos que serão compradas.
Assim, com essas categorias e linhas definidas, você deverá analisar cada item e definir se dentro de sua rede de fornecimento existe alguém com potencial para atender e fornecer os produtos para a sua coleção ou se será necessário buscar novos fornecedores e parceiros.
Para definir qual será o fornecedor ideal, você deve levar em consideração outros pontos, além do preço das matérias-primas e serviços, como:
- Capacidade Produtiva;
- Prazos de entrega;
- Nível de inovação e capacidade de desenvolvimento de produto;
- Qualidade;
- Histórico de venda de outros produtos similares produzidos por ele;
- Comunicação e feedback;
- Conformidade ética.
É fundamental entender que o mercado de moda é competitivo e que essa característica se estende também à cadeia de suprimentos. Ou seja, é necessário escolher bem o fornecedor e fazer um bom acompanhamento no início ao fim do processo, conquistando as melhores condições de fornecimento, prazo e entregas.
Além disso, é preciso delimitar quantos fornecedores você irá selecionar. Reforçando que, para isso não existe uma resposta certa, afinal é possível trabalhar apenas com um fornecedor (no caso de categorias com poucos skus e baixa representatividade de vendas) ou com uma rede de fornecedores nacionais e importados que atenderão as demandas específicas de cada tipo de produto e sazonalidade.
A escolha deve ser feita com base nas estratégias organizacionais, considerando os objetivos estabelecidos e a forma de trabalho. Também é preciso se certificar de que as necessidades da empresa serão plenamente atendidas.
6 Pontos que Você Deve Ficar Atenta em sua Gestão de Fornecedores de Moda
1) Saiba quais são os objetivos da empresa
Independentemente do seu cargo, você, enquanto profissional, precisa estar alinhado aos objetivos e metas organizacionais. É a partir desses conhecimentos que você poderá atuar para conquistar os melhores benefícios. No caso do gerenciamento dos fornecedores, é preciso realizar um planejamento de acordo com o que é definido pela diretoria, criando metas viáveis e passíveis de serem alcançadas.
2) Organize os processos
De nada adianta saber definir objetivos e metas e não ter um processo correto para viabilizar o planejamento. Por isso, todos os setores da organização precisam ter processos bem definidos, envolvendo desde a seleção de novos colaboradores até os suprimentos que devem ser adquiridos.
Com isso, pode-se fazer uma gestão mais adequada da relação com os fornecedores, identificando pontos de melhoria. Também é válido adotar softwares de gerenciamento, que facilitam muito o acesso e a visualização dos processos, dados e informações.
3) Construa um bom relacionamento com os fornecedores
É importante ter em mente que o relacionamento e as negociações devem se basear no “ganha-ganha”, ou seja, devem ser vantajosos para todos os envolvidos.
Dessa forma, será mais fácil conseguir vantagens em produtos e serviços, obtendo os melhores itens e negociando uma possível redução de valor. O resultado? A sua empresa ganhará vantagens competitivas sobre a concorrência.
4) Entenda os custos e valores envolvidos na cadeia de suprimentos
Para poder gerir bem os fornecedores, é importante conhecer todo o processo da cadeia de suprimentos. E isso abrange o conhecimento dos custos e valores envolvidos. Assim, você pode escolher não apenas aquele fornecedor que oferece o preço mais baixo (até mesmo porque esse pode não ser o fator principal), mas aquele que fornece o melhor serviço ou melhores prazos de entrega.
Por exemplo, um fornecedor que sempre entrega seus produtos com defeitos ou avarias pode se refletir negativamente no seu produto final, comprometendo a reputação da sua marca diante do público consumidor. Quando o assunto é a gestão de fornecedores, muitas vezes o barato sai realmente caro.
5) Divida Informações com seu Fornecedor Estratégico
O fornecedor é um parceiro e deve ser tratado como tal. Por isso, qualquer informação crítica deve ser partilhada com ele. É claro que deve haver um processo de confiança, confidencialidade e segurança. Mas é imprescindível estabelecer esse nível de informação, assegurando que as necessidades da sua empresa serão atendidas conforme o acordado.
6) Planeje as exceções
É importante planejar os processos da gestão de fornecedores, sem esquecer das exceções que podem ocorrer eventualmente.
Em um relacionamento de longo prazo, exceções sempre podem ocorrer. No entanto, como o próprio nome afirma, elas não devem ser frequentes, porque isso impacta tanto no funcionamento da empresa compradora quanto na execução do fornecimento do produto, serviço ou matéria-prima.
Por isso, é recomendado que você planeje e deixe claro com o fornecedor como as exceções serão trabalhadas, evitando prejuízos ou atropelos. Assim, também é possível reduzir o número de emergências ao longo do tempo.
Assim, a gestão de fornecedores deve ser encarada como uma ação estratégica, porque não somente facilitará a execução das operações da empresa como também trará vantagens competitivas e resultará em melhores produtos destinados ao consumidor.
Conclusão
Por tudo isso, uma boa gestão de fornecedores é crucial para você, empresária ou executiva do mercado de moda, pois ao investir seu tempo nisso, sua empresa, seja de qualquer tamanho, poderá desenvolver melhores produtos e serviços do mercado com uma boa relação de custo x benefício, ganhando lucratividade e competitividade.
E não se esqueça! Comece a criar o processo em sua empresa. Dê esse primeiro passo, afinal com certeza você terá trabalho mas é uma oportunidade única de alavancar o seu negócio. Pense nisso como um ponto de virada e esteja preparada para todo o sucesso de sua jornada!
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